http://www.makepovertyhistory.org

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estoril Sol relança Prémios Literários em homenagem a Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora

No valor de 25 mil euros
Estoril Sol relança Prémios Literários em homenagem
a Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora


A Estoril-Sol volta a instituir, este ano, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, em homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum aos dois Prémios, será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.

O Prémio Literário Revelação, lançado no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, no valor de 25 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.

Para Mário Assis Ferreira, presidente da Estoril Sol “Trata-se de um verdadeiro desafio para jovens escritores com potencialidades, e ainda desconhecidos”. Ademais, é uma oportunidade singular já que, à partida, o romance vencedor tem a edição assegurada.

Recorde-se que o romance vencedor do Prémio Literário Revelação do ano passado, que leva o nome de Agustina, foi Trás-os-Montes, de Tiago Ribeiro Patricio, que será lançado em breve pela Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol desde o lançamento deste projecto.

Juntamente com o Prémio Literário Revelação, destinado a dinamizar as Letras portuguesas, é mantido o Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís.

O Prémio Literário Fernando Namora, reservado a romances publicados, agora com periodicidade anual, repete-se em 2012, também com o valor de 25 mil euros. Recorde-se que foi Gonçalo M. Tavares , com o seu romance Uma Viagem à Índia, o vencedor no ano passado.

Ao enquadrar a continuidade de ambos os Prémios, Mário Assis Ferreira enfatiza que “apesar das circunstâncias adversas que são bem conhecidas e do imperativo de austeridade que se tem colocado, e continuará a colocar-se , nos tempos mais próximos , no quotidiano dos Portugueses – agravando, decerto, a já acentuada quebra de receitas nos espaços de Jogo que integram a nossa concessão - , entendeu a Estoril-Sol que não deveria suspender a atribuição regular dos seus Prémios Literários, tendo presente o contributo cultural , que assumimos com orgulho, de valorizar e distinguir assim a melhor produção literária portuguesa” .

A recepção de originais para a 5ª edição do Prémio Literário Revelação terminará em 25 de Maio próximo, de acordo com o respectivo Regulamento. Para a 15ª edição do Prémio Literário Fernando Namora o prazo de recepção de romances publicados em 2011 expira a 30 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário