http://www.makepovertyhistory.org

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Novidades Livros d'Hoje: Não desisto - Sónia Brazão

Não desisto - Sónia Brazão

Sinopse:
Um testemunho de vida, força e coragem que pode inspirar outras pessoas.
O mundo pode transformar-se em segundos. Inesperadamente. E a vida que tínhamos torna-se outra. Eu sou a mesma pessoa que sempre fui e, ao mesmo tempo, outra: sou uma sobrevivente. E feliz por o ser. O objectivo do meu relato, não é outro se não o de poder dar a conhecer um pouco do que sou e sinto, antes e depois dos eventos mais recentes, a explosão da minha casa, as queimaduras que me levaram à unidade de queimados do Hospital de São José em Lisboa, um local único, onde só encontrei pessoas de um extremo profissionalismo e cheias de amor e sentido positivo.
Como disse, as palavras são poderosas e escreve-se muito sobre as figuras públicas, especula-se, imagina-se. Ser uma figura pública tem várias vertentes, é como se fôssemos um cristal trabalhado, várias faces, formas de reflectir a luz ou a escuridão. A melhor de todas é, sem qualquer dúvida, o reconhecimento e carinho do público, o público que nos aborda na rua, ou através de outros meios, e faz questão de deixar uma palavra, um conforto, um elogio. A pior? Como é fácil de imaginar, a pior vertente de se ser alguém cujo rosto pode entrar pela casa adentro diariamente é a exposição, os rumores, os boatos, uma desfiguração de quem somos. Muita coisa foi dita e escrita sobre os últimos meses da minha vida.
Eu sou a mesma pessoa por dentro e tenho os olhos postos no futuro. Se o meu relato for passível de ajudar alguém, de motivar quem está numa situação de saúde grave ou apenas esclarecer aqueles que, por uma razão ou outra, sentem curiosidade sobre a minha vida, pois aqui fica. Da forma mais honesta e sincera que fui capaz, sem tabus ou preconceitos, respeitando obviamente uma barreira de intimidade que, acredito, nunca deve ser ultrapassada.
Assim, convido o leitor ou leitora a espreitar aquilo que sou, o que fiz, o que pensei e senti.

«A minha situação pode ajudar alguém? Espero que sim. Mas há algo que posso garantir seja a quem for, é que numa situação desta gravidade vamos buscar forças que desconhecemos e temos um instinto de sobrevivência brutal que nos leva a coisas que não sabíamos que podíamos fazer. Eu sei que foi o meu instinto que me levou a sair daquela cama de hospital. Não tenho qualquer dúvida sobre isso. Há casos muito piores. O meu, por ser uma figura conhecida, teve este impacto no público. Já que há este nível de exposição, então que sirva de testemunho para alguém em qualquer parte do país.  Se eu consegui sobreviver, outra pessoa também consegue, é o testemunho motivador que posso dar.»

Sobre a autora:
Sónia Brazão é, há muitos anos, uma cara bem conhecida especialmente por causa da sua carreira de actriz, integrou diversos elencos de algumas das telenovelas de maior sucesso. Recentemente, tornou-se notícia pelos piores motivos ao sofrer um grave acidente depois da sua casa ter explodido misteriosamente. Ficou com cerca de 90% do corpo queimado, foi internada de urgência e esteve sujeita a um prognóstico muito reservado. Depois de uma recuperação que os médicos apelidaram de «milagrosa», Sónia regressou a casa e tenta recuperar a sua vida perdida. Sónia sente que está a viver uma segunda vida, como se tivesse renascido da primeira. «Não desisto» é o seu lema desde pequena, desde que era bailarina e insistia vezes sem fim na repetição de cada movimento, uma perseverança que se revelou fundamental na sua recuperação. Foi isso que a levou a escrever este livro.

Editora: Livros d’Hoje 
N.º Páginas: 240
Preço: 14,40 €
ISBN: 978-972-20-4835-4
1ª Edição: Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário