http://www.makepovertyhistory.org

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Novidades Esfera dos Livros: "A minha sala de aula é uma trincheira - Barbara Wong"

A minha sala de aula é uma trincheira - Barbara Wong


Sinopse:
«Este livro de Bárbara Wong sobre algumas ideias feitas acerca dos professores, lança sobre eles, sobre o exercício da docência e sobre o quotidiano das escolas e salas de aula, um conjunto de olhares que vai oscilando entre os que partem de dentro do grupo profissional a que pertenço (…) e aqueles que sobre ele são construídos a partir de fora, seja a partir dos seus alunos, seja das suas famílias. E alguns desses olhares que são lançados sobre os professores e as suas práticas revelam-se desapiedados, (…).» Paulo Guinote, in Prefácio.
Qualquer um vai para professor. Os professores não sabem ensinar, na realidade não se preocupam com os alunos. Têm uma boa vida, estão sempre de férias. Não querem ser avaliados. Os pais indignam-se. Como é possível que haja miúdos a falar ao telemóvel dentro da sala de aula? O meu filho não bateu no professor! Bárbara Wong, jornalista com vários anos dedicados à área da Educação, falou com professores, pais e estudantes de todo o país para conhecer as suas histórias. O resultado é este livro perturbador que nos conta o que verdadeiramente se passa na sala de aula dos nossos filhos. Sem tentar desculpabilizar ou demitir os professores das suas funções, porque, como em todas as profissões, há bons e maus profissionais. Mas pondo o dedo na ferida. Ao longo destas páginas vamos conhecer Jonas, que trabalhou até ao último dia da sua vida com um cancro na língua, depois de várias juntas médicas e recusas de reforma, Adriana, que foi agredida por uma mãe por ter proibido o aluno de atender o telefone na sala, etc.

Sobre a autora:
Bárbara Wong licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa. Estagiou na Rádio Renascença e no Público, jornal onde exerce a sua atividade profissional, atualmente como editora. Ganhou o prémio de jornalismo A Família na Comunicação Social em 2005. Participa frequentemente em conferências sobre Educação e Família. A Escola Ideal foi o seu primeiro livro, dedicado aos principais temas da Educação. É coautora do blogue educaremportugues.

Coleção: Atualidade
P.V.P: 15 €
Preço S / IVA: 14,15 €
Código Interno: 03018
ISBN: 978-989-626-332-4
EAN: 9789896263324
Páginas: 260
Formato: 16 X 23,5
Encadernação: Brochado
Data de Distribuição: Setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário