http://www.makepovertyhistory.org

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novidades IST Press: "Introdução à física estatística"

Introdução à física estatística
João Paulo Casquilho & Paulo Ivo Cortez Teixeira



Sobre o livro:
Destinado a alunos do 1º ciclo do ensino superior nas áreas científicas da Física, Ensino da Física e Química, Química Física, Ciências e Engenharias dos Materiais, Engenharia Química e restantes engenharias com cadeiras de física no currículo, o livro Introdução à Física Estatística apresenta uma introdução à realidade estatística da matéria e à sua natureza probabilística através do passeio aleatório, uma discussão dos fundamentos da Física Estatística em relação estreita com os princípios correspondentes da termodinâmica, um desenvolvimento funcional da linguagem das colectividades apoiado por exemplos de sistemas físicos paradigmáticos, um tratamento clássico e quântico em quatro pilares da Física da Matéria Condensada, em volta dos gases, do magnetismo e dos cristais líquidos, para terminar por voltar ao questionamento estatístico original, enquadrando o passeio aleatório no quadro fundamental dos processos irreversíveis.

Sobre os autores:
João Paulo Casquilho é Professor Associado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Materias CENIMAT/I3N da FCT/UNL. Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorado em Física, especialidade de Física da Matéria Condensada, pela Universidade Nova de Lisboa, no seguimento de investigação em Ressonância Magnética Nuclear de Polímeros Líquidos Cristalinos, realizada no Centro de Estudos Nucleares de Grenoble. Tem desenvolvido investigação científica na área da reologia de cristais líquidos, com particular incidência no estudo da estabilidade do escoamento da fase nemática desses materiais sob a acção de campos eléctricos ou magnéticos. Presentemente, tem também estudado o efeito de campos aplicados em lâminas nemáticas por simulações de Monte Carlo.
Paulo Ivo Cortez Teixeira é licenciado (Universidade de Lisboa, 1987), mestre (Universidade de Lisboa, 1990), doutor (Universidade de Southampton, 1993) e agregado (Universidade de Lisboa, 2006) em Física. Fez pós-doutoramentos em Amesterdão (1993-1996), Cambridge (1996-1998), Leeds (1998-2000) e no Instituto Superior Técnico (2000-2001). Foi professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica (2001-2006), e é, desde 2006, professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa. Faz teoria e modelação de vários sistemas do âmbito da matéria condensada mole (cristais líquidos, espumas, polímeros, elastómeros e colóides). É um dos primeiros outstanding referees da Sociedade Americana de Física (2008).

Título: Introdução à Física Estatística
Autor: João Paulo Casquilho e Paulo Ivo Cortez Teixeira
ISBN: 978-972-8469-99-3


Ano: 2011, Agosto
Formato: 183 X 235 mm


Págs.: 428


PVP: €30,00 (6% IVA Incluído)


Colecção: Ensino da Ciência e da Tecnologia, 38

Sem comentários:

Enviar um comentário