terça-feira, 3 de maio de 2011

Tem pavor à filosofia?

História da Filosofia Sem Medo Nem Pavor - Fernando Savater


«Agora, o que te importa é se tens de apressar-te para não chegares tarde ao teu encontro, ao jogo ou ao comboio. Ou se ainda é cedo e podes fazer mais um jogo de Playstation... Mas imagina que, em vez de perguntares pelas horas, te ocorre perguntar: "O que é o tempo?" Olá, agora é que começam as dificuldades. Porque, para começar, seja o tempo o que for, vais continuar a viver da mesma maneira: não sairás nem mais cedo nem mais tarde para ires ter com os amigos ou para apanhares o comboio. A pergunta pelo tempo nada tem a ver com o que vais fazer, mas sim com o que tu és.»

Sinopse:
Ao ouvir falar de filosofia, muitas pessoas assustam-se, e algumas começam logo a tremer: a filosofia? O que é isso? De certeza que não é para mim! Estão errados, porque as perguntas básicas da filosofia todos as fizemos alguma vez: tratam da morte, da verdade, da justiça, da natureza, do tempo… Fazer filosofia não é senão reflectir sobre a nossa humanidade.
Mas… quem foram os grandes filósofos? Pessoas como nós, inquietas ao longo dos séculos pelas mesmas coisas que nos incomodam agora.
A sua história é um relato de aventuras racionais, de genialidade e inteligência, onde não faltam perseguições, calabouços, martírios e também descobertas surpreendentes.
Este livro pretende apenas contar com simplicidade e não com pedantismo, para que, quem leia, desfrute sem medo nem pavor da sua emoção intelectual… e possa continuar a pensar por si próprio.

Sobre o autor:
Fernando Savater é filósofo, ensaísta e escritor. Dedicou grande parte da sua vida a ensinar nas mais prestigiadas universidades, tentando sempre cultivar o gosto dos mais jovens pela filosofia.
Os seus livros foram escritos com o objectivo de que todos, dos adolescentes aos mais crescidos, percam o medo e enfrentem as questões filosóficas. E não é que conseguiu?

Informação Técnica

PVP: 17,75€
216 páginas
Tradução de Pedro Vidal
Dsiponível desde 13 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário