http://www.makepovertyhistory.org

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passatempo As Mulheres de D. Manuel I

Desta vez temos para vos propor um livro cheio de história! Trata-se de uma obra acabadinha de lançar pela Esfera dos Livros, da autora María Pilar Queralt del Hierro.

Sinopse:
"D. Manuel estava nervoso, aquela era a mulher que sempre amara. Que sempre desejara. Já a noiva sentia-se resignada, na verdade, depois de ter ficado viúva de D. Afonso, filho de D. João II e herdeiro do trono de Portugal, sonhara enveredar por uma vida religiosa, ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Mas quis o destino que os seus pais a entregassem a D. Manuel I, primo do seu falecido sogro.
Isabel de Aragão tornava-se a primeira das damas do novo soberano de Portugal, mas o casamento durou pouco mais de um ano e, para grande tristeza de D. Manuel, a sua doce mulher esvaiu-se em sangue aquando do nascimento do seu primeiro filho, D. Miguel.
Era preciso arranjar uma nova mulher. D. Maria de Aragão, sua cunhada com quem casou em 1500. Mas mais uma vez o fim seria trágico. D. Manuel voltava a cair numa profunda tristeza ao ver a sua amante, fiel companheira e conselheira dar o último suspiro em 1517.
Não era justo passar pelo mesmo sofrimento. D. Manuel ameaçou abdicar em nome do seu filho D. João, retirar-se para um mosteiro, mas para surpresa de muitos, ao olhar para o retrato de D. Leonor de Aragão, prometida do seu filho e herdeiro D. João III, o soberano enamorou-se de novo."
 
A Conspiração das Letras, em parceria com a Esfera dos Livros tem 3 livros para oferecer. Para ganhar basta responder acertadamente ao formulário abaixo e esperar ser um dos felizes contemplados.
 
O passatempo decorre até ao final do dia 14 de Outubro e os vencedores serão publicados posteriormente aqui no blogue.

As participações estão limitadas a uma por pessoa e, dadas questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

Boa sorte a todos!


 

4 comentários:

  1. Feito :)
    Aproveito e deixo também o link do meu passatempo
    http://oprazerdaleitura.webnode.com.pt/
    Bruna

    ResponderEliminar
  2. Dentro de sensivelmente uma hora, a autora desta obra estará a responder a questões dos leitores em directo no mural da Esfera dos Livros.

    Se tiverem algumas questões a fazer a María Pilar Queralt del Hierro, passem em http://facebook.com/aEsferadosLivros e deixem-nas no nosso mural.

    Obrigada e boas leituras.

    ResponderEliminar